Cidades do Triângulo, Zona da Mata e Sul de Minas Gerais estão sob alerta para uma nova onda de calor, mesmo em pleno inverno. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas podem chegar a 37°C em alguns municípios.
A onda de calor é caracterizada por um período de pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas significativamente acima da média para a época do ano. Segundo o Inmet, um bloqueio atmosférico está impedindo a passagem de frentes frias, o que contribui para o aumento dos termômetros.
Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% em diversas localidades, intensificando o desconforto para a população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar fique entre 40% e 70%. Níveis abaixo desse intervalo podem causar ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz, além de dores de cabeça.
Após uma leve queda nas temperaturas nesta semana, a previsão para Sete Lagoas indica um aumento nos próximos dias. A máxima para esta sexta-feira (16) deverá chegar a 31°C, de acordo com o Inmet. Para o sábado (17), a expectativa é de 30°C, com possibilidade de atingir novamente 31°C no domingo (18).
Diante desse cenário, as autoridades de saúde recomendam que a população adote medidas preventivas, como:
- Aumentar o consumo de água;
- Umidificar o ambiente;
- Evitar exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h;
- Reduzir a prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia, especialmente ao ar livre.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: