Uma pesquisa feita por pesquisadores da Universidade do Surrey, no Reino Unido, mostra que a deficiência severa de vitamina D está associada a um risco 33% maior de hospitalização por infecções respiratórias, como pneumonia. O estudo foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition em 29 de dezembro de 2025.
Os cientistas consideraram deficiência severa como uma quantidade menor que 15 nmol por litro de sangue. A quantidade normal é de 75 nmol/L.
Foram analisados dados do UK Biobank e do NHS, o SUS do Reino Unido, na mairo investigação do tipo já feita. A equipe levantou informações sobre os 36.258 participantes do banco de dados, e descobriu também que cada 10 nmol/L a mais de vitamina D no sangue, o risco de hospitalização por infecções respiratórias cai 4%.
Doenças respiratórias e a vitamina D
Os pesquisadores apontam que adultos de meia idade e idosos têm maior risco de desenvolver doenças do trato respiratório, e pneumonia e bronquite estão entre as maiores causas de morte entre pessoas com mais de 75 anos.
“A vitamina D é vital para o nosso bem-estar físico. Além de manter nossos ossos e músculos saudáveis, suas propriedades antibacterianas e antivirais também são consideradas importantes para reduzir o risco de infecções do trato respiratório que podem levar à hospitalização”, explica o principal autor do estudo, o pesquisador Abi Bournot, em comunicado à imprensa.
Ele defende que a suplementação da vitamina, principalmente para idosos que têm níveis baixos da substância e populações vulneráveis, é essencial e pode diminuir os riscos de morte.
“Esta pesquisa apresenta dados concretos que corroboram essa teoria. Apesar de sua importância para a nossa saúde geral, muitas pessoas apresentam deficiência e não atingem a ingestão recomendada de 10 microgramas de vitamina D por dia”, alerta.
Por Metrópoles
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias















