O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) realizou uma audiência pública na manhã deste sábado (5 de outubro) para apresentar as seções eleitorais de Minas Gerais onde as urnas serão auditadas nas eleições municipais de 2024. No total, 43 urnas passarão por testes, distribuídas entre 36 cidades mineiras. O processo, por amostra, garante a confiabilidade e a segurança das urnas no pleito.
Como ocorre todos os anos, serão dois tipos de teste: de autenticidade e de integridade. O teste de autenticidade, realizado em dez urnas, apura se os sistemas instalados nelas são somente os previstos. Um software aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rastreia todos os programas instalados e gera um relatório com a lista. O processo é realizado nos próprios municípios.
O teste de integridade, pelo qual passam as demais 33, verifica se os votos digitados pelos eleitores nas urnas foram computados corretamente. Para isso, neste sábado, o TRE-MG recolhe diretamente nas seções eleitorais escolhidas as urnas que seriam utilizadas nas eleições e as leva para Belo Horizonte, onde ficam trancadas até a votação. Ao longo do dia, são realizados votos simulados em cédulas de papel, em seguida reproduzidos nas urnas. No final do processo, compara-se os votos de papel aos da urna eletrônica, que devem estar idênticos para atestar a confiabilidade do processo. Todos esses passos são filmados.
“Na medida em que é feito o processo de inserção de votos na auditoria, o processo é monitorado pelos auditores, e é tudo gravado, então todo mundo vê o voto inserido ali. Ao final do dia, quando sai o boletim da urna, fazemos o comparativo entre aquele boletim, o que foi registrado na urna e o que foi registrado no nosso sistema ao longo do dia”, reforça a juíza auxiliar da Corregedoria do TRE-MG e presidente da Comissão de Auditoria Cristiana Martins Gualberto.
O teste é realizado dessa forma em 30 das 33 urnas. Nas outras três, localizadas na Escola Estadual Pandiá Calógeras, em Belo Horizonte, o mesmo teste é iniciado a partir de biometria de eleitores voluntários, após a votação oficial. Eles simulam, em seguida, o voto nas urnas de teste.
Como as seções de teste são escolhidas
As seções eleitorais de onde são recolhidas as urnas para teste foram escolhidas em uma audiência pública com a presença de autoridades de órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e partidos políticos, além de presença da imprensa. O processo também foi transmitido ao vivo no YouTube do TRE-MG.
As entidades fiscalizadoras selecionadas publicamente podem indicar as seções ou elas são escolhidas por sorteio — de forma similar à Mega Sena, bolinhas com os números são misturadas em um globo e escolhidas ao acaso.
Após a escolha, o TRE-MG recolhe as urnas em cada seção — de carro, helicóptero ou até avião — ainda no sábado. Elas são substituídas por outras urnas em seguida.
Assista a realização do sorteio:
Confira a lista de cidades de onde as urnas serão testadas neste ano:
Alterosa
Alto Caparaó
Araguari
Barão de Cocais
Belo Horizonte
Bocaina de Minas
Caeté
Consolação
Contagem
Cristiano Otoni
Formiga
Governador Valadares
Guanhães
Itamarandiba
Itaúna
Juiz de Fora
Lavras
Lima Duarte
Mariana
Montes Claros
Ouro Preto
Peçanha
Perdões
Piumhi
Pompéu
Pouso Alegre
Salinas
Santa Luzia
São Gonçalo do Sapucaí
São João Del Rei
Sete Lagoas
Silveirânia
Três Corações
Uberaba
Uberlândia
Vespasiano
Do O Tempo
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias