Uma verdadeira força-tarefa a favor da prevenção de acidentes e até tragédias. Este foi o principal objetivo de um abrangente roteiro de visitas realizando, nesta quarta-feira, 6 de novembro, pela Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Secretaria Municipal de Obras e Corpo de Bombeiros. A iniciativa foi direcionada por um trabalho prévio que identifica áreas de possíveis ocorrências no período chuvoso.
O roteiro foi definido com antecedência e envolveu pontos referenciais que são monitorados constantemente. “Contamos com esta parceria para seguir um ciclo da Defesa Civil que envolve preparação, mitigação, prevenção, resposta e a recuperação. Logicamente, neste momento, visamos trabalhar a prevenção resguardando as famílias e priorizando os cuidados e orientações quanto ao período chuvoso”, explicou Sérgio Andrade, Coordenador da Defesa Civil Municipal.
O grupo esteve em áreas que já foram cenários de ocorrências como inundações, deslizamentos e alagamentos nos bairros Itapuã, Brasília, Monte Carlo, Canadá, Kwait, Planalto e Padre Teodoro. O levantamento sobre cada ponto é primordial para operações bem-sucedidas. “Todos os municípios devem fazer o mapeamento de áreas de risco e o cadastramento das pessoas que estão inseridas nestes locais. Além disso, as famílias devem receber orientações de como se comportar em um momento de emergência”, ressalta o sargento PM Márcio Luiz de Oliveira, representante da Defesa Civil Estadual.
Quem atua na linha de frente do salvamento valoriza este tipo de reconhecimento. Saber sobre as características topográficas e o estilo de ocupação do local permite adotar planos específicos de atendimento. “A prevenção é sempre o melhor caminho. Conhecer estes locais e as famílias ocupantes é fundamental para uma situação de socorro quando nossas guarnições estarão preparadas para a real condição de cada ponto”, avalia o tenente Eduardo Costa, representante do Corpo Bombeiros.
A Defesa Civil trabalha o ano todo, mas no período chuvoso a atenção é redobrada. Em caso de ocorrência, os envolvidos devem ligar para a Defesa Civil no telefone 31-92004-5153 ou no 193 do Corpo de Bombeiros. Outra dica importante é se cadastrar para receber alertas por mensagens de celular. Basta enviar, via SMS, o CEP da residência para o número 40199.
Por Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias