A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 2ª Região de Polícia Militar (2ªRPM), se mobiliza para garantir um Natal mais tranquilo na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o aumento das ocorrências envolvendo o que os militares chamam de “rolezinhos do grau” – que são encontros de motociclistas que fazem manobras perigosas e provocam perturbação do sossego e outros problemas de segurança pública – a corporação lança uma grande operação na noite desta terça-feira (24), véspera de Natal.
De acordo com o Coronel Flávio Godinho, responsável pela operação, o objetivo é prevenir comportamentos de risco, como o uso de motocicletas sem capacete e as infrações nas vias públicas. “Nesta virada de ano, a Polícia Militar irá fazer uma megaoperação de prevenção ao rolezinho e o Natal seguro. O conceito de operação é ocuparmos os aglomerados, em que as pessoas gostam de infringir a lei. A operação começa às 20h e vai até as 3h da madrugada,” destacou em entrevista a FM O Tempo.
Serão cerca de 400 policiais, 70 viaturas e 80 motocicletas adicionais, reforçando o patrulhamento em áreas críticas. Além disso, a operação conta tecnologia de ponta, como drones e aeronaves, para monitorar as regiões em tempo real e direcionar os esforços da corporação. “Estamos inovando com a utilização de aeronaves e drones, para que possamos ter um mapa da situação da segunda região e empregar com inteligência o nosso efetivo,” explicou o coronel.
Prevenção e segurança
Os números e resultados atingidos em 2023, serviram de base para a montagem das estratégias deste ano. “No Natal passado, tivemos vários problemas com pessoas em motocicletas, empinando motos e praticando direção perigosa. Este ano, vamos nos antecipar ocupando as vias e aglomerados para evitar esses problemas,” afirmou o coronel. Ainda de acordo com a PM, o objetivo é, além de reprimir, promover ações de prevenção a infrações e crimes que frequentemente são registrados nestes encontros de motoqueiros. Os policiais querem também colocar fim ao uso de veículos roubados e com documentação irregular.
Operação especial para o Ano-Novo
De acordo com o Coronel Godinho, uma estratégia semelhante será aplicada na virada do ano, quando o fluxo de pessoas nas ruas aumenta. “Tivemos uma resposta imediata em outros momentos e vamos repetir isso no Ano-Novo. A operação tem tanto caráter preventivo quanto repressivo,” concluiu.
Com o reforço no policiamento e ações integradas, a Polícia Militar espera garantir que as festas de fim de ano sejam marcadas pela paz e pela segurança, evitando que práticas perigosas comprometam a tranquilidade da população.
Do O Tempo
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias