Após ter as visitações suspensas no início deste ano por falta de pessoal, o Monumento Natural Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, já conta com 12 dos 13 servidores aprovados em concurso realizando treinamentos para assumirem suas funções. Desde a semana passada as atividades já estão sendo desenvolvidas no parque.
A gestora do espaço, Honorina Rocha, explica que os treinamentos seguirão ao longo do ano, de acordo com as demandas apresentadas pelos próprios funcionários: "Falamos sobre a Rota Lund e o Circuito das Grutas, educação ambiental, produção de mudas nativas, atendimento ao turista, arqueologia, fotografia, identificação de espécies nativas, captura e manuseio de animais peçonhentos, manutenção de roçadeira e motosserra e, ainda, primeiros socorros".
Foto: Divulgação - Parte da nova equipe que já trabalha desde maio e que iniciou os treinamentos da última semana
Desde o final de maio os novos funcionários já estavam trabalhando, faltando apenas alguns ajustes no cronograma, o que, ainda de acordo com a gestora do parque, deverá ser normalizado até o próximo mês.
Como parte do treinamento, os novos servidores assistiram uma palestra ministrada pela vice-presidente do Circuito das Grutas, Mariela França. "Com as novas contratações, houve a necessidade de alinhar informações. Explicamos o que é um circuito turístico, o Circuito das Grutas, as cidades que o compõem, os atrativos turísticos da região, a cadeia produtiva do turismo local, enfim, uma capacitação ampla sobre todo o contexto da política de regionalização do turismo no estado, uma vez que o Circuito das Grutas é um dos 48 circuitos certificados pela Secretaria de Estado para fortalecer o turismo na região", explica Mariela.
Na Exposete
O Monumento Natural Gruta Rei do Mato terá mais uma vez um estande na Exposete, evento realizado no Parque de Exposições JK até o próximo domingo (20). "Este ano vamos abordar questões ambientais que muito nos afeta, como incêndios, exibição de videos, materiais informativos, amostra de materiais de combate, soltura de pipas com cerol, apreensão e tráfico de animais silvestres, distribuição de mudas nativas e materiais promocionais", diz Honorina Rocha.
A Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral desde 25 de agosto de 2009, de acordo com a Lei nº 18.348. A gerência e a administração são de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF). A gruta também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas que cria um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.
Visitação
A Gruta Rei do Mato fica aberta para visitação de 9 às 16 horas, diariamente. É a segunda mais visitada no estado. Tem 998 metros de extensão dos quais 220 estão abertos à visitação pública. O desnível chega a 30 metros. Ostenta espeleotemas bastante incomuns e de extraordinária beleza, com destaque para o 4º e último salão, denominado Salão das Raridades, onde se encontram duas colunas de cristal de calcita, perfeitamente simétricas, com cerca de 12 metros de altura e 25 cm de diâmetro - formação raríssima.
O ingresso custa R$ 15,00. Estudantes de até 17 anos e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada. O acesso à caverna só é permitido para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis. Os visitantes devem usar calçados fechados para visitar o local. Informações pelo telefone: (31) 3775-2695.
Da Redação
Com Ascom da Gruta Rei do Mato
Sete Lagoas Notícias