A nova edição do Festival Nacional de Arte de Rua (FENAR) começou em grande estilo em Sete Lagoas, com abertura no Terminal Urbano do Transporte Coletivo. O evento trouxe uma rica mistura de apresentações artísticas e celebração da memória local, transformando um dos espaços mais democráticos da cidade em um centro cultural vibrante. A programação, que faz parte das comemorações dos 157 anos de emancipação política de Sete Lagoas, segue até 3 de novembro.
O festival inclui atrações para todos os públicos, com destaque para os grandes shows programados no Parque Náutico da Lagoa do Boa Vista no dia 1º de novembro. “A Cimento Nacional, nossa parceira, mais uma vez apoia a cultura e a arte em Sete Lagoas. Este festival é uma forma de comemorar o aniversário da cidade com qualidade e representatividade”, afirmou o prefeito Duílio de Castro.
Realizado pela Cimento Nacional, em colaboração com a Prefeitura de Sete Lagoas e a Cooperlider, o FENAR já é reconhecido como um dos maiores festivais de arte de rua de Minas Gerais. “É uma excelente parceria para promover a arte e o entretenimento. Até o fim do festival, mais de cem artistas apresentarão uma programação elaborada com muito carinho,” destacou Alan Keller, produtor e curador do evento.
Amanda Lara, representante da Cimento Nacional, destacou a responsabilidade social da empresa, que é sediada em Sete Lagoas e comprometida com o fomento cultural da região. “Estamos honrados em realizar o FENAR novamente, trazendo cultura e arte para a população. A gestão municipal sempre nos acolheu de portas abertas para viabilizar este importante projeto,” afirmou.
A abertura do festival foi marcada pela música de Ailton de Castro e do seresteiro Dinilson Barbosa, acompanhados pela exposição fotográfica do Coletivo Interiorizar. A mostra, intitulada “Nos Trilhos da Memória,” homenageia ferroviários, figuras centrais na história de Sete Lagoas e da região. “Esse projeto reflete o orgulho e o afeto pelo trabalho ferroviário, que impulsionou a cidade,” explicou Renato Ataíde, coordenador do coletivo.
Fotógrafos e homenageados compartilharam momentos de emoção. Roberta Lanza, fotógrafa e neta de um maquinista, descreveu a oportunidade de retratar figuras icônicas da ferrovia como uma experiência profundamente pessoal e significativa. O homenageado Talcizo Maia, que trabalhou como torneiro mecânico na ferrovia, expressou sua alegria com o reconhecimento: “Fico feliz em saber que nossa história foi lembrada.”
Encerrando a noite, o coral Cor do Coro encantou os presentes com uma apresentação emocionante. A programação completa do FENAR 2023 está disponível no site da Prefeitura de Sete Lagoas (www.setelagoas.mg.gov.br) e promete dias de intensa cultura e arte para o público.
Da Redação
Com informações Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias