O auditório do Unifemm foi palco de uma noite repleta de emoção e conquistas, reunindo centenas de vendedores ambulantes e feirantes de Sete Lagoas. Durante a cerimônia, foram entregues credenciais e certificados do Programa Ambulante Legal, iniciativa que regulamenta e valoriza o trabalho desses profissionais em ruas, feiras e eventos da cidade.
Para a artesã Maisy Moda, que há 12 anos participa das feiras da cidade, a certificação representa um marco importante em sua trajetória profissional. "Agora vamos nos solidificar como artesãos profissionais e dar rumo para o nosso próprio trabalho. O artesanato é a nossa fonte de recursos, e essa legalização é muito importante pra nós", afirmou. Frederico Magalhães, conhecido como "Fred, da Pizza do Fred", também celebrou o momento. Além de administrar sua pizzaria, Fred atua com um food truck em eventos e destacou a relevância da iniciativa: "É muito bom a Prefeitura nos dar essa oportunidade para podermos ampliar nossos negócios. E, para isso, eu preciso estar legal."
O vice-prefeito, Dr. Euro de Andrade, enfatizou os benefícios do programa para o crescimento ordenado da cidade. Segundo ele, a regulamentação combate práticas predatórias de vendedores de outras cidades, ao mesmo tempo que valoriza os profissionais locais. "Antigamente, quem vendia na rua era perseguido, tinha o material tomado. Hoje não. Se a cidade quer crescer, tem que fazer tudo dentro da legalidade. Quem gera emprego e renda para a cidade são os nossos artesãos e vendedores. Isso evita que venham pessoas de fora tomar o lugar dos nossos empreendedores", destacou.
Com mais de 930 profissionais já credenciados, o Programa Ambulante Legal se consolida como um marco na valorização de trabalhadores da cidade. Até o momento, foram registrados 325 ambulantes, 489 feirantes e 120 artesãos. Durante a cerimônia, 114 novos ambulantes e 120 artesãos receberam seus certificados. O coordenador do programa, Cristiano Morais, reforçou a importância da iniciativa. "Estamos valorizando os nossos artesãos, aqueles que participam das feiras e das associações de artesanato, com 120 novos certificados. É a Prefeitura valorizando os profissionais da nossa cidade."
Também presentes no evento, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz, e o prefeito Duílio de Castro parabenizaram os profissionais credenciados. O secretário destacou o impacto positivo do programa na convivência harmônica entre ambulantes e o comércio local. "Estão todos credenciados a partir de agora para que tenham trabalho legalizado, para que gerem emprego e renda para Sete Lagoas. São merecedores disso", afirmou. O prefeito completou, ressaltando o compromisso da gestão com a inclusão dos artesãos no programa: "Essa regularização é mais um compromisso cumprido da nossa administração. Faltavam os artesãos, que agora passam a ser incluídos no programa e, consequentemente, mais valorizados. Parabéns a todos."
A cerimônia, encerrada com uma apresentação musical da artista Nanda Costa, que costuma se apresentar em feiras da cidade, deixou clara a relevância do programa para o fortalecimento dos trabalhadores locais e para o desenvolvimento da economia da cidade.
Da Redação
Com informações Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias