O número de radares nas rodovias estaduais de Minas Gerais será ampliado em 142% até 2025. O governo do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) confirmaram a instalação de 764 novos equipamentos, elevando o total de dispositivos de fiscalização eletrônica de 536 para 1,3 mil. A medida busca reforçar a segurança no trânsito, após registrar uma redução de 77% no número de acidentes nos trechos já monitorados entre 2011 e 2024.
O edital que prevê o investimento de R$ 313,2 milhões em controladores e redutores de velocidade foi publicado em dezembro de 2024, e a abertura das propostas está marcada para 10 de fevereiro. Segundo o diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, a escolha dos locais para os novos radares é feita com base em estudos técnicos que avaliam as condições das vias e os riscos associados.
De acordo com o DER-MG, a redução de acidentes em rodovias estaduais com fiscalização eletrônica é significativa: o número de ocorrências caiu de 22 mil, em 2011, para cerca de 5 mil em 2024. A gerente de Educação para o Trânsito do órgão, Rosely Fantoni, defende que os radares são uma medida eficaz para garantir a segurança. “Nosso objetivo é conscientizar os cidadãos sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito”, afirma.
O especialista em trânsito Silvestre Andrade também reforça a importância da ampliação dos radares. “A correlação entre redução de velocidade e aumento da segurança no trânsito é comprovada por estudos nacionais e internacionais. A malha rodoviária de Minas Gerais é a maior do país, e dobrar o número de radares não é excessivo, considerando o número de acidentes ainda registrado no Estado”, analisa.
No último fim de semana, por exemplo, 12 pessoas morreram em acidentes nas rodovias mineiras, incluindo uma colisão frontal na MG-436, em Barão de Cocais, que tirou a vida de cinco pessoas. A suspeita é de que a alta velocidade tenha contribuído para o acidente.
A ampliação dos radares também reacende discussões sobre a chamada "indústria da multa". O especialista Silvestre Andrade, no entanto, rebate a crítica. “Os radares operam de forma permanente em locais críticos, mas apenas quem desrespeita a legislação é multado. Esse discurso é sustentado por quem insiste em infringir as regras e, muitas vezes, é responsável pelos acidentes", afirma.
Cristiano Coelho complementa que apenas 0,1% dos veículos que passam pelos radares são multados, o que demonstra que a fiscalização tem caráter preventivo, e não arrecadatório.
Apesar de defender os radares como medida fundamental para reduzir acidentes, Andrade reconhece as queixas da população sobre as más condições das estradas mineiras. Ele aponta que a manutenção do pavimento, a sinalização e o corte da vegetação nas margens das rodovias também são indispensáveis para garantir a segurança. “Enquanto as rodovias concedidas têm manutenção regular, muitas estradas sob gestão direta do Estado enfrentam falhas nesse aspecto. Ainda assim, os radares desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes”, conclui.
Da Redação
Com informações O Tempo
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias