A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua esta semana os trabalhos de combate ao pernilongo, vetor das arboviroses dengue, zika e chikungunya (Aedes aegypti). Diferentemente do fumacê, que ocorre em dias e horários pré-determinados, geralmente no início da manhã e no fim da tarde, o bloqueio é realizado apenas em áreas de lagoas, córregos e brejos, sempre após as 22 horas para minimizar o impacto nas pessoas e nos animais. Este esforço, com o apoio da equipe de combate ao pernilongo, é conduzido de segunda a sexta-feira.
Desde o início do ano, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate a Endemias (ACE) já visitaram cerca de 95 mil imóveis em Sete Lagoas. Em 24 mil deles, foi necessária alguma intervenção para combater os focos do mosquito. No total, mais de 221 mil focos foram eliminados e 45 mil foram tratados até a última semana, conforme dados da Vigilância Epidemiológica Municipal.
Sete Lagoas segue contratando e capacitando mais agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). As medidas visam ampliar o horário de atendimento de diversas unidades de saúde, abrir unidades aos sábados, realizar mutirões de limpeza em vários bairros, adotar protocolos específicos na UPA 24 Horas e no PA Belo Vale, aplicar fumacê e bloqueios, além de ter inaugurado recentemente uma nova sala de hidratação para pacientes com sintomas leves.
As unidades de saúde que ficarão abertas até as 20h, especificamente para atender suspeitas de arboviroses de 1º a 5 de abril, são: ESF CDI I, UBS Luxemburgo, UBS Belo Vale, UBS N.S. das Graças e UBS Cidade de Deus. "É fundamental que a população também contribua, evitando o descarte de lixo em terrenos e verificando diariamente seus quintais", ressalta a superintendente geral de Promoção e Vigilância em Saúde do Município, Maitê Rodrigues.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
No último boletim epidemiológico, até o dia 23 de março, foram registradas oficialmente 8.640 notificações de suspeita de chikungunya, com 1.620 resultados positivos; 6.746 notificações de casos suspeitos de dengue, com 238 casos confirmados; e 39 notificações de zika, sem casos positivos até o momento. A cidade registra 13 óbitos confirmados, sendo dez por chikungunya (seis homens e quatro mulheres) e três por dengue (uma menina, uma mulher e um jovem).
Segue abaixo a programação de intensificação do bloqueio do Aedes aegypti em regiões de córregos, lagoas e brejos:
ROTA 1 – 01/04/2024 – a partir das 22h
- Ponte Bairro Progresso
- Bairro Dona Dora
- Avenida Tunico Reis
- Avenida Renato Azeredo Córrego do Diogo
ROTA 2 – 02/04/2024 – a partir das 22h
- Córrego dos Tropeiros (parte de cima) - JK e Planalto
- Córrego dos Tropeiros (parte de baixo) - Manoa, São Francisco
- Ponte do JK
- Área de Mata do Bairro Titamar
ROTA 3 – 03/04/2024 – a partir das 22h
- Lagoa José Félix - New York, Bom Jardim
- Avenida José Sérvulo Soalheiro - Belo Vale, Jardim Europa, Jardim dos Pequis
- Campo da Portuguesa - Jardim Europa
- Campo e Área de Mata - Verde Vale
ROTA 4 – 05/04/2024 – a partir das 22h
- Campo e Área de Mata - Bairro Eldorado
- Avenida Castelo Branco
- Área de Mata - Bairro Ouro Branco
- Área de Mata - Bairro Henrique Nery e Jardim Universitário
ROTA 5 – 06/04/2024 – a partir das 22h
- Lagoa Matadouro - Bairro das Indústrias, Itapoã I e II
- Área de Mata - Bairro Esmeraldas
- Córrego Prainha – Bairro Itapoã
Da Redação
Com informações Ascom PMSL
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias