A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (1º), em Governador Valadares, no Vle do Rio Doce, em Minas Gerais, com o objetivo de desarticular um esquema de migração ilegal que teria facilitado a entrada de mais de 120 pessoas nos Estados Unidos. O foco da investigação é um casal acusado de falsificar documentos e alterar nacionalidades para burlar as autoridades migratórias.
De acordo com a PF, o casal operava um esquema em que brasileiros eram enviados aos Estados Unidos, via México, com documentos falsificados, inclusive alegando ser ucranianos. A justificativa utilizada era a guerra na Ucrânia, o que permitia a facilitação dos pedidos de asilo humanitário tanto no México quanto nos EUA.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas residências dos suspeitos: uma em Governador Valadares e outra em um condomínio de luxo na Praia da Costa, em Vila Velha, Espírito Santo. Além disso, a justiça decretou o bloqueio de bens e a restrição de transferência de um veículo de luxo pertencente ao casal.
Os envolvidos responderão por crimes como promoção de migração ilegal, envio irregular de menores ao exterior e falsidade ideológica. As penas somadas podem chegar a 16 anos de prisão.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: