Um mutirão de cirurgias de catarata realizado no fim de setembro em Parelhas, a 245 km de Natal, no Rio Grande do Norte, resultou em graves complicações para 15 pacientes. Desses, oito precisaram remover o globo ocular após serem diagnosticados com uma infecção grave. As cirurgias ocorreram na Maternidade Dr. Graciliano Lordão e a situação foi confirmada nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Saúde.
A infecção, causada pela bactéria Enterobacter cloacae, afetou 15 dos 20 pacientes operados no dia 27 de setembro. Ao todo, 48 pessoas foram submetidas ao procedimento durante o mutirão, que se estendeu por dois dias. Os casos de endoftalmite, uma infecção severa no interior do olho, surgiram após o primeiro dia de cirurgias.
Segundo o secretário de Saúde de Parelhas, Tiago Tibério dos Santos, além dos oito pacientes que perderam o olho, outros quatro foram submetidos a vitrectomias, um procedimento para substituir o gel vítreo do olho. Três pacientes permanecem sob acompanhamento médico especializado.
A prefeitura de Parelhas abriu um inquérito civil público para apurar o ocorrido. Os envolvidos, incluindo representantes da empresa contratada para realizar o mutirão, Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, começaram a ser ouvidos nesta terça-feira (15). O depoimento dos responsáveis pela empresa está previsto para ocorrer na quarta-feira (16).
Em nota, a Oculare informou que o mutirão foi conduzido por um oftalmologista experiente, seguindo rigorosamente os protocolos médicos e de segurança. A empresa ressaltou que, ao identificar os primeiros sinais de complicação, a equipe médica reavaliou imediatamente todos os pacientes e adotou medidas emergenciais, oferecendo assistência médica contínua, com tratamento à base de antibióticos e vitrectomias quando indicadas.
A Vigilância Sanitária (Suvisa) está investigando o caso e amostras biológicas foram coletadas para análise, com o objetivo de identificar as causas da infecção. As autoridades seguem acompanhando os desdobramentos e prestando suporte às vítimas.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: