Em uma ação coordenada pelas delegacias da Polícia Federal em Ipatinga e Governador Valadares, a Operação Sáfaro foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (23) para combater um esquema de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. As cidades de Frei Inocêncio, Central de Minas, Jampruca e Guanhães foram alvo das investigações.
A operação resultou no cumprimento de quatro mandados de prisão temporária contra indivíduos apontados como responsáveis por organizar a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, utilizando o método conhecido como “cai-cai”. Nessa modalidade, famílias inteiras, muitas vezes criadas artificialmente, entregam-se às autoridades norte-americanas com o objetivo de evitar a deportação imediata.
Além das prisões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Os materiais apreendidos serão analisados para aprofundar as investigações.
As investigações revelaram que a organização criminosa teria facilitado a migração ilegal de pelo menos 327 brasileiros, incluindo mais de 100 crianças e adolescentes. Essas pessoas foram submetidas a uma jornada arriscada, atravessando a fronteira mexicana expostas às inclemências do deserto e à ação de criminosos.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 35 milhões dos suspeitos envolvidos no esquema, visando impedir o enriquecimento ilícito com a prática criminosa.
Os presos responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa. As penas para esses crimes podem chegar a 14 anos de prisão.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: