O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Orlov, afirmou na noite dessa quinta-feira (3), por meio de redes sociais, que a Usina Nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, foi atingida por um incêndio após ser atacada por forças russas.
“O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior do que Chornobyl! Os russos devem cessar o fogo imediatamente”, escreveu o ministro no Twitter.
Orlov também informou que há vítimas, mas não disse o número de mortos ou feridos. O prefeito de Emergodar também publicou em uma rede social que "tiros podem ser ouvidos na cidade".
A Usina Zaporizhzhia é a maior central nuclear da Europa. Após o ataque, não foi detectada mudança nos níveis de radiação.
(Foto: Reuters)
Antes do ataque, o conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, fez uma publicação online em que disse que os russos estavam intensificando os esforços para tomar o controle da Zaporizhzhia e que entraram na cidade de Energodar, onde moram os trabalhadores da usina, com tanques.
Na quarta-feira (2), centenas de funcionários da usina nuclear tentaram impedir que uma coluna do exército russo entrasse na usina com caminhões-tanque e pneus.
A Rússia já capturou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital da Ucrânia, Kiev.
Clique aqui e veja o momento da explosão.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias