O painço é um cereal nutritivo, originário da Ásia e da África, que oferece diversos benefícios para a saúde. O grão parecido com o milho é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas.
“Embora não seja tão comum quanto outros cereais, é uma boa fonte de carboidratos, fibras, proteínas vegetais, magnésio, fósforo, vitaminas e antioxidantes. Ou seja, uma ótima opção para diversificar e incluir na dieta”, afirma o nutricionista Gabriel Romeiro, do Hospital Santa Lúcia Sul, de Brasília.
O painço — também conhecido como milhete — auxilia principalmente na melhora da saúde intestinal, devido ao seu alto teor de fibras. O consumo regular do cereal também contribui com o controle dos níveis de açúcar no sangue e, por consequência, influencia positivamente na saúde do coração, função muscular e até mesmo funções nervosas.
“O consumo do painço pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até auxiliar no controle da pressão arterial, por conta dos minerais e das fibras presentes nele”, aponta a nutricionista Fernanda Pucci, que atende em Campinas.
Segundo Fernanda, por ser rico em antioxidantes, o cereal pode ajudar na redução de processos inflamatórios no organismo. Além disso, por ser um alimento livre de glúten, ele também se torna uma ótima opção para celíacos e pessoas com sensibilidade ao glúten.
Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Nutrition, em 2021, apontou que o cereal é capaz de reduzir os níveis de colesterol total em até 8%. Outro estudo descobriu que o consumo regular dele pode reduzir a anemia por deficiência de ferro.
“As evidências nos levam a concluir que o consumo de milhete reduz a hiperlipidemia e, consequentemente, a hipertensão, e aumenta os níveis de HDL-C (colesterol bom), o que pode ser benéfico para o controle do risco associado ao desenvolvimento de hipertensão e doenças cardiovasculares ateroscleróticas no futuro”, afirmam os autores do estudo no artigo científico.
Benefícios do painço
- Ajuda na perda de peso.
- Combate a prisão de ventre.
- Diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
- Ajuda no controle da glicemia e da diabetes tipo 2.
- Fortalece os ossos.
- Mantém a saúde dos ossos.
Como fazer painço?
Apesar de não ser tão comum como outros cereais na mesa dos brasileiros, o painço pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, alguns supermercados e feiras.
O preparo é simples. Ele pode ser cozido de forma semelhante ao arroz, utilizando duas xícaras de água para cada xícara de painço. Cozinhe até a água secar e os grãos ficarem macios. O cereal pode ser consumido em saladas, sopas ou mingaus, por exemplo.
Fernanda recomenda lavar bem os grãos e deixá-los de molho por algumas horas antes do cozimento. “Essa dica ajuda a reduzir os antinutrientes que podem atrapalhar a absorção de minerais”, conta a nutricionista.
O nutricionista Gabriel Romeiro lembra que, embora cheio de nutrientes, nenhum alimento é mágico. “Seus benefícios são melhor aproveitados quando há um conjunto de hábitos saudáveis, que incluem exercícios físicos e um estilo de vida equilibrado”, considera.
Por Matrópoles
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias