O calor extremo tem sido motivo de alerta em diversas cidades da região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, onde as temperaturas já ultrapassaram os 40°C neste começo de semana. O fenômeno responsável por essa onda de calor é a chamada bolha de calor, uma massa de ar quente e seco que impede a formação de nuvens de chuva e se mantém estacionada sobre uma determinada área.
Embora Minas Gerais também registre altas temperaturas, o Estado não será diretamente afetado pela bolha de calor. No entanto, os termômetros devem continuar elevados nos próximos dias, exigindo atenção da população.
De acordo com Lizandro Geminiaki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno tem atingido principalmente o litoral do Rio de Janeiro. "Em Minas Gerais não vai ter bolha de calor. Esse fenômeno tem impactado de forma intensa o litoral do Rio de Janeiro. Por lá está bem quente", explicou.
Nessa segunda-feira (17), o Rio de Janeiro registrou algumas das temperaturas mais altas do país, com destaque para as seguintes cidades:
- Silva Jardim (RJ): 42°C
- Niterói (RJ): 41,6°C
- Rio de Janeiro (RJ): 41,3°C
- Seropédica (RJ): 41°C
Em Sete Lagoas a previsão do tempo indica temperaturas variando entre 18°C e 33°C, com umidade relativa do ar oscilando entre 30% e 90%. O clima deve permanecer estável ao longo da semana, com poucas nuvens e névoa seca.
O calor mais intenso no Estado será sentido especialmente na Zona da Mata, no Sul, no Oeste e em parte do Triângulo Mineiro. Segundo o meteorologista Lizandro Geminiaki, a tendência é que as altas temperaturas persistam até meados da próxima semana. "A semana vai ser bem quente, com algumas regiões de Minas Gerais enfrentando um calor mais forte", destacou.
Mesmo sem a bolha de calor, a recomendação é que a população tome cuidados para evitar problemas causados pelas altas temperaturas, como desidratação e insolação.
Da Redação
Com informações O Tempo
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: