A Câmara Municipal de Sete Lagoas aprovou, nessa terça-feira (25), em primeiro e segundo turnos, um projeto de lei que altera a Lei nº 8.522, de 16 de dezembro de 2015, responsável pela criação do programa “Mexa-se – Hábitos de Vida Saudável”. Com a mudança, proposta pelo prefeito Douglas Melo, o programa volta a ser de responsabilidade do município, passa a integrar as Secretarias Municipais de Saúde e de Cultura, Esportes e Turismo e torna-se uma ação permanente.
A reformulação garante que o "Mexa-se" seja coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, com articulação direta com a Secretaria Municipal de Saúde. Outras secretarias, como a da Mulher, Educação e Assistência Social, também poderão atuar em parceria. A regulamentação das atividades e a definição dos polos de atuação ficarão sob responsabilidade conjunta dos titulares das pastas de Saúde e de Cultura, Esportes e Turismo.
Essa nova estrutura pretende ampliar os impactos positivos do programa, que desempenha um papel importante na prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, obesidade e enfermidades cardiovasculares. Além disso, as atividades promovidas contribuem para melhorias na saúde mental e na qualidade de vida da população.
Com a reformulação, o "Mexa-se" também será fortalecido dentro das estratégias de promoção da saúde, alinhando-se às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS). Outra vantagem será a possibilidade de captação de recursos estaduais e federais para financiar as ações do programa, além de garantir investimentos municipais para sua manutenção.
De acordo com o prefeito Douglas Melo, a reorganização do programa otimiza o uso dos recursos públicos e amplia as parcerias intersetoriais, possibilitando um suporte mais eficiente para estimular hábitos saudáveis e prevenir doenças em Sete Lagoas.
Com a aprovação do projeto de lei, a Prefeitura reforça o compromisso com a qualidade de vida da população, promovendo iniciativas que unem saúde, esporte, cultura e turismo para tornar a cidade mais ativa e saudável.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: