O Botão do Pânico, um projeto implementado em todas as escolas públicas municipais de Sete Lagoas, alcançou reconhecimento mundial ao receber o prêmio Expo New York Smart Cities. A entrega do prêmio aconteceu durante o Fórum Internacional Latino-Americano, realizado em Nova York. O evento, parte do Pacto Global da ONU e promovido pelas organizações Brasil Master e eGov Tecnologia, destacou a iniciativa como um modelo de inovação e segurança escolar.
A premiação coincidiu com a celebração dos 157 anos de Sete Lagoas. Representando a cidade, o prefeito Duílio de Castro e o secretário adjunto de Tecnologia, Márcio Aguiar, participaram da cerimônia nos Estados Unidos. O projeto, que conecta mais de 50 escolas da rede municipal ao sistema da Guarda Civil, foi desenvolvido em apenas seis meses e é ativado em emergências para garantir maior segurança à comunidade escolar.
Reconhecimento e impacto
O Botão do Pânico já havia sido premiado anteriormente em eventos nacionais. Em março, a iniciativa foi destaque no Fórum de Cidades Inteligentes, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte. Gustavo Moreira, idealizador do fórum, elogiou o projeto:
“Essa solução dialoga com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e representa uma ferramenta essencial para a segurança e a educação das nossas crianças. É um modelo que deve ser compartilhado com o Brasil e o mundo.”
Durante a premiação em Nova York, o prefeito enfatizou a importância do projeto para a comunidade:
“Mais importante que o reconhecimento internacional é saber que nossas escolas estão mais seguras. Este é um presente para a população de Sete Lagoas.”
Já Márcio Aguiar, responsável pela execução do projeto, destacou o caráter acessível e eficiente da solução:
“Criamos uma ferramenta simples, barata e extremamente eficaz. Receber um prêmio internacional é extraordinário, mas salvar vidas é o verdadeiro objetivo.”
Um ano de conquistas
Além do reconhecimento em Nova York, Sete Lagoas já havia sido premiada em março por sua central semafórica na avenida Dr. Renato Azeredo, no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em Santa Luzia. Na mesma época, o Botão do Pânico foi destaque na Expo BH - Fórum Internacional de Cidades Inteligentes.
Agora, o projeto volta a ganhar destaque no cenário global, reafirmando a capacidade de Sete Lagoas de inovar e proteger sua comunidade. "Essa conquista é de todos os sete-lagoanos", concluiu o prefeito.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: