O rompimento da barragem de água localizada no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, região da Pampulha, em Belo Horizonte, causou um grande impacto nesta quarta-feira (13), após fortes chuvas atingirem a cidade. Parte do talude de sustentação da estrutura cedeu, fazendo com que milhões de litros de água extravasassem para a avenida Pedro I, paralela ao parque, que precisou ser bloqueada. A quantidade de água vazada equivale ao volume de cerca de 25 piscinas olímpicas, estimada em 63 milhões de litros, segundo autoridades. Veja vídeo
A avenida Pedro I foi interditada para o trânsito, devido ao volume de água que escoou da represa após o rompimento, mas não houve vítimas. A lagoa ficou praticamente vazia, e as equipes da prefeitura ainda avaliam a extensão dos estragos no parque, que permanecerá fechado por tempo indeterminado.
Sobre o Parque Lagoa do Nado
O Parque Lagoa do Nado, inaugurado em 1994 e com uma área total de 311 mil metros quadrados, possui uma biodiversidade extensa, incluindo espécies de peixes e cágados que habitavam as águas da represa. Peixes e cágados encontrados vivos estão sendo resgatados para posterior relocação em outras represas.
Localizado entre os bairros Itapoã e Planalto, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado é um importante espaço verde da cidade, com infraestrutura que inclui biblioteca, quadras poliesportivas, pistas de skate, campo de futebol e trilhas de caminhada.
A represa do parque, com área aproximada de 22 mil metros quadrados, é formada pelo represamento de três nascentes e integra a bacia do córrego do Nado, um afluente do córrego Vilarinho. Este, por sua vez, deságua no ribeirão do Onça, que se conecta ao Rio das Velhas e ao Rio São Francisco. A fauna terrestre do parque é diversa, incluindo aves como pica-pau, biguá, coruja, frango-d'água, anu, alma-de-gato e trinca-ferro, além de mamíferos como mico-estrela, gambá, esquilo-caxinguelê, tatu e morcego, além de lagartos. Até o momento, o presidente da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica, Gelson Leite, afirmou que os primeiros levantamentos indicam que apenas peixes e cágados foram diretamente impactados pela inundação.
Da Redação
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias