Idealizado pelo Sr. Geraldo Inocêncio de Sousa e inciado em 1987, o Festival do Folclore de Jequitibá completa 29 anos de tradição em setembro. A festa será promovida entre os dias 4 e 10 do próximo mês.
Folia de Reis, Congado, Contadores de Histórias, Dança de Roda, Dança do Tear, Boi da Manta, Folia do Divino Espírito Santo, Folia de São Miguel, Pastorinhas, Quadrilhas, Lavadeiras, Batuque, Catira, Moçambique, Encomendação das Almas, Fileira Sagrada entre outras, são as manifestações mais tradicionais e que agregam uma grande diversidade na cultura em Jequitibá.
Por essa diversidade, o município conquistou o título de “Capital Mineira do Folclore”, atraindo grandes públicos de cidades da região. Além dos grupos folclóricos, culinária e artesanato serão os principais destaques do festival, honrando as tradições culturais do município dentro e fora dele, recebendo turistas de várias partes do Brasil.
Outras atrações bastante aguardadas são os shows com a banda 14 BIS, marcado para o feriado de 7 de Setembro, e do cantor Paulinho Pedra Azu, que se apresenta no dia 9 de setembro.
Por Renato Guedes
Sete Lagoas Notícias