Avaliamos a versão top de linha do Volkswagen Taos que chega recheado de tecnologia e de olho na liderança do segmento.
Em um primeiro contato, o Taos não chama tanta atenção, mesmo sendo um Volkswagen na versão Highline com 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,63 m de altura.
Mas, como nos melhores relacionamentos, o modelo conquista o consumidor dia após dia, até chegar a hora de devolver o carro, infelizmente.
Tudo bem, o Taos não apresenta ousadia em suas formas, mas preserva a identidade da marca fazendo uso das linhas retas. A frente é robusta, com grade tipo colmeia e destaque para a linha de LED que atravessa de um lado para outro, unindo as luzes diurnas, característica herdada da linha de elétricos da marca, a ID, e é mais discreto do que pode parecer.
O Taos Highline chama atenção logo de cara com os faróis full LED e tecnologia IQ Light. Trata se de LEDs adaptativos que criam focos diferentes à frente a fim de não ofuscar outros motoristas. Além disso, as luzes têm ajustes dinâmico de altura e comprimento do facho de acordo com a velocidade, facho direcional em curvas e controle de farol alto também automático.
As luzes dianteiras dos faróis do Taos têm dois modos de funcionamento, o City Light, que ilumina trechos mais próximos do carro no perímetro urbano entre 10 e 35 km/h, Motorway Light, que ilumina trechos mais distantes em velocidades acima de 110 km/h e Country Light, que liga os faróis baixos automaticamente acima dos 35 km/h. A versão ainda conta com facho alto automático.
Construído sobre a plataforma MQB, o modelo da Volks tem como destaque a dirigibilidade, ou seja, um SUV com suspensão firme, que casado com o motor de quatro cilindros, 1.4 TSI turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, combinado a um câmbio automático de seis marchas com trocas atrás do volante, multifuncional, faz com que o SUV seja um carro gostoso de dirigir.
No interior, motorista e passageiro vão bem acomodados, mas apenas o banco do motorista tem comandos elétricos, incluindo aquecimento e ajuste lombar. No banco ao lado todas as regulagens são manuais e no de trás, os passageiros têm espaço de sobra para as pernas, mas o ideal é que viajem duas pessoas, afinal o túnel no assoalho, o apoio de braço embutido e o console projetado acabam roubando espaço para as pernas.
O teto possui luzes nos dois lados e o porta malas, com 498 litros, além do espaço para a bagagem, é todo revestido em carpete, tem uma luz interna, uma tomada de 12V, ganchos para sacolas, argolas para amarração e tampa com um puxador interno que facilita o fechamento.
No dia a dia, apesar de ser um carro de porte maior, o motor e câmbio do Volkswagen trabalham em sintonia, garantindo bom desempenho e fazendo com o que o carro registrasse a marca de 10km/l na cidade e 12 km/l na estrada, em média.
A direção com assistência elétrica é bem calibrada revelando se leve em manobras e mais pesada em velocidades elevadas. A suspensão é bem calibrada garantindo boa estabilidade em curvas e, apesar de ser um carro mais alto, tem inclinação da carroceria aceitável. Além disso, a suspensão transfere pouco as irregularidades do solo para a cabine o que garante o conforto a bordo. Os freios com discos nas quatro rodas e a eletrônica, atuam de forma segura e eficiente.
De série o Taos traz a central VW Play, com tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade por Apple CarPlay e Android Auto. Fácil de interagir, o acesssório permite acesso a streaming de música, rádio, Bluetooth, além de aplicativos como Meu VW, Skeelo Audiobooks, Estapar, iFood, 12mim Microbooks, Play Kids, Porto Seguro, Get in, Sem Parar, Spotify e Waze. O modelo ainda possui wi-fi nativo também, com pacote de dados à parte. Pode se ajustar o ar-condicionado automático digital de duas zonas pela tela do sistema multimídia ou no próprio equipamento. No fundo do console, motorista e passageiros têm à disposição duas entradas USB e uma tomada 12V.
Como assistentes de condução, o SUV médio da Volks é equipado de série com detector de fadiga, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), aviso de colisão frontal, sensor de ponto cego, assistente de saída de vaga com intervenção de freio, controles de tração e estabilidade.
Enfim, apesar de ser o modelo mais recente do mercado, o Taos tem características para estabelecer novos paradigmas, sacudir o mercado e, principalmente, incomodar os concorrentes na categoria dos SUVs médios.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm, e torque de 25,5kgfm entre 1.400rpm e 4.000rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson;
Traseira, independente, multibraço
Liga leve de 8x18 polegadas, pneus 215/55 R18.
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS
TANQUE
51 litros
PORTA MALAS
498 litros.
PESO
1.420 kg
DIMENSÕES
Comprimento, 4,46m; largura, 1,84m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,68m; e altura livre do solo, 18,5cm
PREÇO DO VEÍCULO TESTADO
R$ 207.325,00
Por Waldez Amorin
Sete Lagoas Notícias
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