Enquanto muitos prometem a eletrificação, a Kia, como um bom mineiro, ou seja, de maneira discreta, desde novembro de 2021, comercializa o Stonic nas concessionárias de todo Brasil. Aliás, segundo o importador da marca, o primeiro lote com meras 150 unidades está quase todo comercializado.
Mais uma vez, o portal setelagoasnotícias pode avaliar o Stonic graças a concessionária Sun Motors, @Sunmotors, de Porto Alegre, RS, fornecer o modelo recém lançado para a avaliação do portal setelagoasnotícias.
Feito sobre a mesma plataforma global do Kia Rio, o Stonic, segundo a Kia, utiliza uma versão mais atualizada do motor Kappa 1.0 turbo de três cilindros, com injeção direta de combustível, capaz de entregar até 120 cv e 17,3 kgfm, derivado do propulsor utilizado no HB20 e no Creta.
O torque máximo está disponível entre 2.000 e 3.500 rpm e isso faz com que o carro responda de forma rápida e intensa nas arrancadas e retomadas de velocidade.
O motor é acoplado em um câmbio de sete marchas com dupla embreagem e as trocas são feitas de maneira precisa, ou seja, sem trancos e de maneira que aproveita tudo que o motor utilizado pelo Stonic tem a oferecer.
Mas além do motor a combustão, o Stonic é um MHEV (mild hybrid electric vehicle), ou seja, é equipado também com um motor elétrico de 48 volts que está acoplado ao alternador e auxilia na redução de consumo do carro. Quando o Stonic trafega, por exemplo, por uma estrada, ou descidas de serra, a unidade a combustão desliga o motor a combustão para poupar combustível e passa a trabalhar somente com o propulsor elétrico ativando dessa forma o “modo vela”, como se o compacto operasse como um veleiro, movido apenas pelo vento. É importante destacar que ao menor contato no freio ou acelerador, o motor volta a combustão volta a funcionar, dessa forma nenhum sistema do carro fica sem assistência.
Um dos pontos destacados pela Kia durante a apresentação é os números de consumo modestos, aferidos segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. Assim como a maioria dos modelos eletrificados, o Stonic também aproveita a energia cinética gerada nas frenagens para carregar as baterias, mas ao soltar o acelerador o painel já demonstra que a bateria está sendo carregada.
É importante destacar que a bateria é dividida em três partes sendo possível trocar apenas uma delas e, caso seja necessário, a troca de toda bateria tem o valor estimado de R$ 5 mil.
Em relação às dimensões, o Stonic tem: 4,14 m de comprimento, 1,52 m de altura, 1,76 m de largura, entre-eixos de 2,58 m e 325 litros de capacidade no porta-malas. O número do entre-eixos merece destaque, pois é maior do que, por exemplo, o Tracker, com 2,56 m.
Por dentro, o Stonic se revela espaçoso, mesmo para quem tem 1,80 e se senta no banco de trás, ou seja, o joelho não encosta no banco do motorista nem a cabeça bate no teto. Mesmo os passageiros do banco de trás contam com uma entrada USB à disposição para recarregar a bateria do smartphone, por exemplo.
Entre os equipamentos de série, o Stonic traz seis airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com tela de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, piloto automático, câmera de ré, freio a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, banco de couro artificial e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Com essas credenciais o Stonic mostra aos compactos o caminho de uma eletrificação eficiente e segura, bem diferentes dos veículos 100% elétricos que precisam de pontos de recarga em um país sem infraestrutura, como constatei ao escrever as impressões de um modelo sem motor a combustão.
Ficha Técnica – Kia Stonic
Motores: gasolina, diant., transv., 3 cil., 12V, turbo, 998 cm³; elétrico, 48 V. Total de 120 cv a 6.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 – 3.500 rpm*
Câmbio: DCT, 7 marchas, tração dianteira.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Pneus: 205/55R17
Peso: 1.256 kg
Dimensões: comprimento, 414 cm; largura, 176 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 258 cm; porta-malas, 325 l
Preço do modelo testado: R$ 146.990.
Por Waldez Amorin
Sete Lagoas Notícias
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