Mesmo sendo a Hyundai e a Kia “fábricas irmãs” é a primeira que nos últimos anos vinha recebendo os modelos mais interessantes. Mas agora, com o Niro, a Kia Brasil demostra que não fica atrás.
O terceiro modelo eletrificado da marca sul coreana, os dois primeiros são o Stonic e o Sportage, chega bem equipado desde a versão de entrada com sete airbags e com cinco estrelas nos testes de segurança do órgão europeu Euro NCAP e o norte americano NHTSA.
Apesar da versão que vem para o Brasil não ser plug-in, ou seja, não carrega na tomada, os dois motores que equipam o Niro trabalham de forma coordenada e, principalmente, não deixam a desejar gerando 141 cavalos e 27 Kgfm de torque sendo possível rodar até 800 quilômetros antes de abastecer, mesmo com o tanque de apenas 42 litros. Tudo isso se deve ao fato de na cidade o motor elétrico trabalhar mais e na estrada o propulsor Kappa 1.6L GDI HEV ser o mais utilizado, o que resulta no consumo modesto, inclusive para a realidade, de 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, segundo o INMETRO.
Ambos os propulsores trabalham com o câmbio automático, acionado por meio de um seletor rotativo elétrico para selecionar a ré, neutro e drive disponível na versão mais cara, a SX Prestige (R$ 243.990) gentilmente cedida pela Kia Sun Motors, de Porto Alegre (RS), através da Kia Brasil.
Outra novidade é a falta de engrenagens mecânicas para a marcha à ré, pois, quem executa essa manobra é o motor elétrico utilizado na função reversa quando o motorista engata o “R” no seletor rotativo do câmbio. Um detalhe que segundo a engenharia da Kia fez o Niro emagrecer 2,3 kg.
Mas as partes funcionais do Niro não param, perceberam a capa na coluna C, próximo à traseira do Kia, pois é, ela não tem apenas função estética demonstrando que o Niro aderiu à moda em dois tons. A peça é feita de plástico removível, permitindo a pintura em cor diferente da carroceria. Trata-se de um opcional e, de fábrica, a Kia oferece 17 combinações. O detalhe é que a capa cobre uma passagem de ar que começa na área das janelas e sai por trás das lanternas traseiras. Dessa forma, a Kia reduziu o arrasto aerodinâmico e o coeficiente aerodinâmico (Cx) do Niro é de apenas 0,29, considerado baixo para um SUV deste porte.
Na frente e na traseira o Niro utiliza de forma massiva os leds. Na dianteira os faróis são full-LED, e, na traseira, utilizam lanternas segmentadas. Brake lights na parte superior, enquanto as setas, luz de posição e luz de ré ficam na parte de baixo, nas extremidades do para-choque.
Por dentro, o modelo da Kia faz questão de demonstrar o cuidado na hora da sua montagem e que o dinheiro empregado nele foi um bom investimento, com um nível de acabamento acima da média, com pouco plástico duro, visual de luxo e atenção aos detalhes, como as telas e a barra de comandos touchscreen, que serve para a multimídia e o ar-condicionado bizona, além de todo o acabamento interno com variadas texturas, com acabamento que utiliza materiais ecológicos como o tecido sintético dos bancos feito de fibras das árvores de eucalipto e são perfurados para favorecer o conforto térmico. Todas as versões do Niro contam com duas telas de 10,25 polegadas unidas sob uma mesma moldura, onde estão o quadro de instrumentos e a central multimídia.
O silêncio interno é elogiável garantido, inclusive pelo isolamento acústico nas caixas de rodas.
Fabricado sobre a nova plataforma global do Grupo Hyundai/Kia, K3, o Niro pode raspar em rampas, mas, o fato de ter proporção mais larga e mais baixa faz com que o carro seja bastante estável nas curvas.
Outro ponto de destaque do Niro é a praticidade já que o modelo da Kia vem equipado com detector de faixas (capaz de manter o carro dentro da pista de rodagem), freio de emergência autônomo e controle de cruzeiro adaptativo, ou seja, o Niro segue o trânsito, acelerando ou freando conforme o ritmo do tráfego. O modelo ainda identifica carros no ponto cego nas faixas laterais e até mesmo dá sinais no volante para que o motorista não invada a faixa do vizinho.
Atrás, os passageiros contam com banco confortável, assoalho do tipo plano, com saída de ar dedicada e duas portas USB-C posicionadas no encosto dos bancos da frente.
Com design futurista, acabamento superior ao dos concorrentes, a tendência é se destacar no trânsito e, principalmente tirar vendas das outras marcas, potencial o Niro tem.
Kia Niro HEV
Ficha Técnica
Motor a combustão: Dianteiro, londitudinal, quatro cilindros em linha, injeção direta, 16 válvulas
105 cv @ 5.700 rpm, 14,7 kgfm @ 4.000 rpm, 14:1 (taxa de compressão)
Motor elétrico: síncrono, de imã permanente, baterias de íons de lítio (240V)
Potência combinada: 141 cv; Torque combinado: 27 kgfm @ 4.000 rpm
Câmbio: automático de dupla embreagem, seis marchas, tração dianteira
Direção: assistência elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira) e Multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Rodas e pneus: 225/45 R18 (SX Prestige)
Medidas
Comprimento: 4,42 m
Largura: 1,83 m
Altura: 1,55 m
Entre-eixos: 2,72 m
Peso: 1.394 kg (em ordem de marcha)
Tanque: 42 litros
Porta-malas: 425 litros
Consumo: 19,8 km/l (rodoviário), 17,7 km/l (urbano)
Por Waldez Amorim
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter:
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook:
https://www.facebook.com/setelagoasnoticias