A cidade turística e histórica de Minas Gerais, a 170km de Belo Horizonte, ficou conhecida nos anos 2000 como a capital mineira do ecoturismo e agora dá um grande salto para recuperar esse título. O verão começou com a reabertura dos acessos às cachoeiras mais bonitas de Conceição do Mato Dentro: a do Tabuleiro e Rabo de Cavalo. Tudo foi feito pensando na acessibilidade aos seus atrativos, para que todos os visitantes possam conferir bem de pertinho as belezas da cidade, inclusive a mais alta cachoeira de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil: a Cachoeira do Tabuleiro.
As trilhas, que ficam dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, eram caminhos naturais e agora estão devidamente estruturadas, com a construção de escadas, pequenas pontes entre os vãos, corrimãos, deks para descanso e mirante, dando segurança e conforto para visitantes de todas as idades. Todo o projeto foi feito dentro das normas ambientais, objetivando o menor impacto no meio ambiente e na paisagem. O projeto da construção das trilhas é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Anglo American, que promoveu essa adequação da infraestrutura das trilhas dentro de um conceito mais moderno de sinalização e segurança.
A reabertura do Parque Natural Municipal do Tabuleiro e das trilhas aconteceu em uma quarta-feira, dia 20 de dezembro, em solenidade realizada pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a Anglo American, contando com a presença e participação de moradores da região, turistas, ambientalistas e convidados, que juntos inauguraram as trilhas de acesso ao poço da cachoeira do Tabuleiro e à cachoeira Rabo de Cavalo, recuperadas e adaptadas para fazerem um turismo seguro e sustentável.
A cerimônia de inauguração dos dois acessos aconteceu às 14h, na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, que fica a 19 quilômetros do centro de Conceição do Mato Dentro.
Capital mineira do Ecoturismo
A atividade turística é um segmento importante na economia de Conceição do Mato Dentro, município localizado na Região Central de Minas Gerais, na vertente oriental da Serra do Cipó da Cordilheira do Espinhaço, que, graças às suas muitas cachoeiras e formações rochosas, tem vocação natural para o ecoturismo e o turismo de aventuras. Com a recuperação das trilhas, a ideia é tornar ainda mais atrativa a visita a esses monumentos naturais tão conhecidos na cidade.
A cachoeira do Tabuleiro é o mais conhecido cartão-postal da região de Conceição do Mato Dentro. Trata-se da mais alta cachoeira do Estado e a terceira do Brasil, com 273 metros de queda d’água livre, altura equivalente a um edifício de 91 andares. A força da água abriu um poço com cerca de 20 metros de profundidade, em meio a uma área de visual arrebatador, caracterizado pela beleza da queda d’água, o verde da vegetação abundante e pelas instigantes e desafiadoras formações rochosas do entorno.
O Parque estava com acesso fechado desde maio de 2017, quando a Prefeitura decidiu interditá-lo para obras de readequação das trilhas, executadas juntamente com a Anglo American, que cuidaram na implantação de corrimãos, pontes, escadarias e placas sinalizadoras, além de refazer toda a drenagem do terreno, já que a temporada de chuvas começou.
De acordo com o prefeito de Conceição do Mato Dentro José Fernando Aparecido de Oliveira “essa inauguração é um marco para o Turismo em Conceição, que passa a ter agora segurança, conforto sem perder seu encantamento natural, sua beleza singular, garantindo a todos o acesso, tudo isso dentro de um desenvolvimento do turismo sustentável no município”.
Segundo o analista de Meio Ambiente da Anglo American, Josimar Gomes, “as trilhas já estão prontas para receber os visitantes, nessas férias, com uma estrutura bem definida, bem sinalizada, garantido a todos poder ver e desfrutar das belezas naturais de Conceição, que são de uma exuberância única”.
A parceria da Prefeitura com a Anglo também incluiu a nova sinalização da Estrada do Charco, uma via de acesso que liga as cachoeiras Rabo de Cavalo e Tabuleiro. Com as novas placas, o caminho poderá ser melhor utilizado pelos turistas, tanto para percursos a pé ou de bicicleta. Está sendo finalizada, também, a sinalização da “Estrada Ecológica”, ao longo da MG-010, com placas indicativas dos atrativos naturais e culturais da região. Para o próximo ano, um dos principais projetos da Prefeitura em parceria com a mineradora para o turismo da região é a construção de uma rampa de voo livre dentro do Parque.
ADVERTÊNCIA: Todas as opiniões e informações expressas nas colunas são de responsabilidade de seus autores