A Saveiro segue na luta
As picapes derivadas dos modelos compactos sempre fizeram parte da minha vida. Quando pequeno meu pai teve a picape do fiat 147, a famosa saboneteira e depois teve dois modelos da City, sendo um deles o mais recente. Depois disso, na casa de Amigos, tive a oportunidade de conviver com uma Chevy 500, picape do Chevette. Após, já na década de 90, minha mãe teve uma Saveiro 89 com motor AE, Alta Economia, 1.600, que eu sonhava em dirigi-la, assim como a Saveiro AP, Alta Performance, 1.600 do pai de um grande Amigo. Passados alguns anos, em 2001, minha mãe comprou uma Strada 1.6 16V que ficamos por cerca e três anos.
Agora, a Volks fez as lembranças voltarem ao enviar para avaliação do setelagoasnoticias a Saveiro Extreme modelo 2024, uma derivação do modelo lançado em 2009, mas que continua com a mesma disposição para encarar as rivais bem mais modernas, afinal, o tempo passou, e a nova geração da Saveiro ainda demora um tempo para ser lançada.
Enquanto isso, tivemos a oportunidade de conviver com um modelo que na linha 2024 mantém a última plataforma do Gol, de 2008, mas ganhou um novo capô mais alto e um desenho que deixa o carro mais robusto. O para-choque dianteiro também é novo, aumentando o ângulo de entrada da picape, assim como os faróis que ainda possui lâmpadas halógenas, mas agora com luz diurna. As caixas de rodas receberam apliques e o para-choque traseiro uma mudança discreta, assim como as lanternas traseiras, com nova organização interna e máscara preta. Por dentro, o painel possui faixa imitando aço escovado e novo grafismo.
Ainda na versão top de linha da Saveiro, Extreme, que veio para ocupar o lugar da Saveiro Cross, a picape vem com controles de tração e estabilidade, banco do motorista com regulagem de altura, protetor de caçamba, bagageiro no teto, iluminação na caçamba e, itens como a terceira luz de freio e desembaçador traseiro herdados do modelo de 2009. Um ponto clássico para os modelos hatch de antigamente e presente na linha 2024 da Saveiro é a abertura dos vidros traseiros com janelas de abertura basculante, já que o modelo não possui quatro portas.
Em tese o banco traseiro pode levar três pessoas, mas, na prática, leva apenas crianças ou adultos, mas com pouco espaço para os joelhos e muito restrito já que o acesso ao banco traseiro é bem complicado. Outros equipamentos exclusivos da Saveiro Top de linha são os espelhos com capa black piano, rodas de liga leve de 15 polegadas diamantadas, santo Antônio, capota marítima, central multimídia com tela de 6,5 polegadas com Android Auto e Apple Car Play acionado por fios, volante multifuncional em couro, assim como os bancos.
A coluna de direção possui regulagem de altura e profundidade, sensor de pressão dos pneus, bloqueio eletrônico de diferencial, quatro alto-falantes, dois tweeters e pedaleiras esportivas. Como opcionais, a versão avaliada tem preço sugerido de R$ 119.100, na cor cinza moostone, R$ 1.230, e pacote tech por R$ 2.180 que adiciona controle de descida com função off-road, controle de cruzeiro, retrovisor interno fotocrômico, acendimento automático de faróis e sensor de chuva.
O motor é o conhecido 1.6 16V MSI sem turbo e injeção direta, mas com variador de fase no comando das válvulas de admissão responsável por até 116/106 cv de potência e 16,1/15,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O lado bom é que por ser antigo, a primeira manutenção é longa e não há turbina nem bomba de alta pressão utilizado nas injeções diretas que travam abertas por causa do álcool presente na gasolina brasileira. Além disso, o motor com aspiração natural é muito mais elástico na entrega de potência que um turbinado. Além disso, o motor da Saveiro tem torque suficiente para compensar pequenas barbeiragens nas arrancadas.
O consumo foi em média, com álcool, 8,5 km/litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada, com etanol, já que em 2023 a Volkswagem comemorou os 20 anos de lançamento dos modelos Total Flex. O câmbio, é a conhecida caixa manual MQ200 com engates curtos, precisos e há um contra-peso na alavanca para facilitar as trocas, a ponto de torcer para trocar as marchas. Mas nos freios a Saveiro 2024 mantém uma vantagem histórica que vem desde 2015 em relação à Strada, os freios a disco nas quatro rodas em todas as versões da picape. A picape da Fiat possui freios ventilados na dianteira e a tambores nas rodas traseiras.
A carroceria é firme e a suspensão traseira é bem comportada graças ao uso de eixo de torça e molas helicoidais de dupla ação, não feixes como a Strada que tive oportunidade de dirigir em 2001 e a Stellantis ainda mantém na Strada atual. Dessa forma, a picape da Volks não fica quicando nos buracos como a Strada que filtra menos as irregularidades do pavimento se comportando como as picapes maiores, montadas sobre chassi. Assim, a Saveiro passa impressão de solidez ao guiar que a picape da Fiat não possui, mesmo tendo como referência o modelo 2001 já que a montadora não envia modelos para avaliação por causa da seção Autodefesa que escrevo para a QUATRO RODAS.
A Saveiro tem direção firme, conforto de carro de passeio, crédito para o bom acerto de suspensão, mesmo mantendo o equilíbrio para a parte de carga, seja vazia ou carregada. Dessa forma, a Saveiro segue lutando por espaço no mercado
Ficha técnica
Saveiro Extreme 1.6 16V 2024
- Motorização: MSi 1.6L Flex VVT Aspirado
- Tipo: 4 cilindros em linha
- Valvulas: 16 (4 por cilindro)
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
- Combustível: Etanol / Gasolina
- Potência (cv): 116 (E) / 106 (G)
- Cilindradas (cm3): 1598
- Torque (Kgfm): 16,1 (E) / 15,4 (G)
- Direção: Hidráulica
- Tração: Dianteira
- Transmissão: Manual de 5 velocidades
- Consumo cidade (Km/L): 7,8 (E) / 11,3 (G)
- Consumo estrada (Km/L): 8,9 (E) / 12,6 (G)
- Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson com molas helicoidais
- Suspensão traseira: Semi-independente com Eixo de torção com molas helicoidais
- Freio dianteiro: Disco Ventilado c/ ABS
- Freio traseiro: Disco Sólido c/ ABS
- Roda: Aro 15 – Alumínio
- Pneu: 205/60/R15
- Volume caçamba: 580 litros
- Preço do modelo avaliado: R$ 119.100 na cor cinza moostone e pacote de opcionais tech
Por Waldez Amorim
Sete Lagoas Notícias
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