Queimar gordura e atingir o físico desejado é sempre um desafio, mas algumas estratégias eficientes permitem encurtar o caminho. Incorporar hábitos específicos à rotina pode acelerar o metabolismo e, consequentemente, a perda de gordura.
Segundo o endocrinologista Fadlo Fraige Filho, se o metabolismo está acelerado e há déficit calórico, o corpo usa a energia armazenada em forma de gordura para funcionar.
“O processo é semelhante ao de uma máquina, sendo o nosso corpo responsável pelos processos que geram energia. Para manter o funcionamento, o combustível vem da alimentação diária. Há um nível mínimo de gasto de energia chamado de metabolismo basal, mas podemos aumentá-lo com estratégias”, afirmou Fadlo Fraige, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Confira hábitos para incluir na rotina que aceleram o metabolismo e queimam gordura:
1. Inclua proteínas na dieta
A endocrinologista Carolina Mantelli recomenda o consumo de proteínas magras, como frango e peixe, para ajudar a acelerar o metabolismo. “Além de estimular o metabolismo, as proteínas menos calóricas favorecem a construção de massa magra e possuem pouca gordura”, detalhou Carolina, em entrevista anterior ao Metrópoles.
2. Pratique musculação
Um corpo constituído com uma quantidade maior de músculos cobra mais energia para funcionar. A musculação é uma excelente estratégia para aumentar o gasto calórico.
3. Realize exercícios de cárdio
Atividades que combinam força e explosão, como corrida e ciclismo, são eficazes para acelerar o metabolismo. O treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que alterna períodos de alta intensidade com breves intervalos de descanso, também é altamente eficiente na queima de calorias.
“O HIIT é ideal para quem tem uma rotina mais apertada, pois proporciona resultados eficazes em menos tempo se comparado aos exercícios tradicionais de intensidade moderada”, disse o professor Dahan Cunha Nascimento, da Faculdade Uniguaçu, em entrevista anterior ao Metrópoles.
4. Planeje suas refeições
Ao organizar as refeições, é importante incluir lanches que estimulem a queima calórica. Castanhas, que são ricas em proteínas e gorduras saudáveis, ajudam a controlar a fome e favorecem o bom funcionamento do organismo. O iogurte grego é outra excelente opção.
5. Priorize uma boa noite de sono
Dormir mal é um dos principais obstáculos para a perda de peso. O sono é fundamental para a regulação do metabolismo. Durante o descanso, hormônios específicos responsáveis pela queima de gordura são secretados.
Por Metrópoles
Sete Lagoas Notícias
FIQUE BEM INFORMADO, SIGA O SETE LAGOAS NOTÍCIAS NAS REDES SOCIAIS:
Twitter - X
https://twitter.com/7lagoasnoticias
Instagram:
https://www.instagram.com/setelagoasnoticias
Facebook: